sábado, 23 de janeiro de 2021

PSICOFOBIA


Associação Brasileira de Psiquiatria - ABP, criou uma campanha contra a Psicofobia, que é o preconceito contra os portadores de Transtornos Mentais. A palavra foi criada em parceria com o mestre do humor brasileiro Chico Anysio, que tratava da Depressão há 24 anos e fez questão de gravar um depoimento para ABP contando a sua história e falando sobre a importância do tratamento psiquiátrico, e segundo ele “se não fosse o tratamento psiquiátrico, não teria feito nem 20% do que fiz em minha vida”.  Chico chamou atenção para a falta de um nome para descrever esse preconceito, assim como existe para Homofobia e Racismo. E foi uma ideia de gênio, como todas as que ele tinha. Ficou estabelecido o dia 12 de abril como Dia Nacional de Enfrentamento à Psicobofia.

Hoje, a Psicofobia é uma campanha de muito sucesso e já recebeu apoio de muitas personalidades como o locutor esportivo Luciano do Valle, o ator Reynaldo Gianecchini, a atriz Bárbara Paz, o jornalista e escritor Ruy Castro, a atriz Luiza Tomé, os ex- esportistas Romário, Ronaldinho Gaúcho, Felipão, o tenista Guga, o pugilista Popó, e muitos outros. Vale lembrar que todos eles apoiam a campanha sem cobrar nada, simplesmente conheceram a campanha e entenderam a importância da causa. Por isso agradecemos muito ao Chico Anysio por ter sido a força motriz de todo esse processo.

Além dos famosos, a sociedade está participando ativamente da nossa campanha. Divulgamos em nossas redes sociais fotos de pessoas do mundo inteiro, que nos apoiam, se declarando contra a Psicofobia. Durante esse período temos recebido e-mails e mensagens de pessoas que sofrem com a Psicofobia agradecendo pelo nosso trabalho e a nossa campanha, e as histórias vão aumentando em nossas caixas e a nossa certeza que estamos seguindo o caminho correto. Tudo isso é por eles.

Está tramitando no Senado Federal o PLS nº 74, de 2014, de autoria do Senador Paulo Davim, que torna a Psicofobia (atitudes preconceituosas e discriminatórias contra os deficientes e os portadores transtornos mentais) um crime, assim como é a Homofobia e o Racismo. Nós pretendemos com isso divulgar que existe o preconceito, que até então era desconhecido, e que devemos combatê-lo para ajudar 50 milhões de portadores de transtornos mentais que sofrem preconceito só no Brasil.

 FONTE: https://www.psicofobia.com.br/

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário